segunda-feira, 19 de setembro de 2011

FormCreator - Solução Java para criação rápida de formulários.

Prezados,
    Há muito que vejo alguns amigos reclamarem do trabalho que dá construir toda uma estrutura de formulário para que sejam usados apenas por 1 dia ou 2, como é o caso, por exemplo, de uma inscrição em um curso qualquer que precisa ter o cadastro o mais rápido possível no ar. Na maioria das vezes, o custo desse tipo de implementação é mais alto que o benefício. Então, pensando nisso, fiz um programinha em Java que gera uma estrutura de cadastro, gravação em banco e visualização dos dados cadastrados. O programa basicamente gera um arquivo database.db que será o nosso banco de dados, um jsp cadastro.jsp que será a página onde o usuário irá cadastrar os dados, um jsp grava.jsp que gravará todas as informações informadas no nosso banco database.db, o jsp resposta.jsp que mostrará se os dados foram gravados com êxito e por fim um jsp visualizacao.jsp que proporcionará a visualização dos dados gravados. O FormCreator 1.0 ainda precisa de muitas inclusões, mas para um formulário simples já resolve muitos problemas e agiliza a criação do seu formulário. Pois bem, vamos ao passo-a-passo:
    Primeiramente, devemos rodar o formcreator_1_0.jar, através do prompt de comando com a seguinte instrução: java -jar formcreator_1_0.jar <local-onde-serão-gerados-os-arquivos> Coluna1 [<Coluna2>] ... [<ColunaN>]. Ou seja, passamos como parametro o local onde serão criados os arquivos e em seguida o nome dos campos que gostariamos que fossem criados. Exemplo que vou usar aqui:
java -jar formcreator_1_0.jar C:\LOCAL\WebTeste\WebRoot Nome Email EstadoCivil ConfirmaPresenca Observacao Bairro
    Perceba que o local que eu passei foi a pasta root de um projeto WEB. É imprescindível que os arquivos sejam criados na sua pasta de destino final, pois os jsps usaram a informação do local físico tanto para gravar como para visualizar as informações. Feito isto, abrirá uma tela do Java perguntando informações sobre os tipos de campos que você deseja criar. No exemplo usado aqui, o sistema pergunta o tipo de campo para Nome, e nós informamos 1, para a opção Texto. Será informado o tamanho desse campo Nome como 20; Na sequência, para o campo Email também será informado o tipo 1 (Texto) e tamanho 30. Para o campo EstadoCivil escolheremos o tipo Group, depois informaremos o número de opções para EstadoCivil que neste caso foi 3. Dessa forma, para cada uma das três opções, informaremos o nome da opção que aqui foram: Casado, Solteiro, Separado. Já para ConfirmaPresença informamos apenas o tipo CheckBox; Para Observacao iremos informar o tipo Paragrafo, em seguida, informaremos o número de linhas e o número de colunas para a caixa de texto. Por fim, para o campo Bairro, informaremos o tipo Lista que pede que nós informemos o número de opções da lista de bairros e em seguida informamos o nome de cada bairro.
    Pronto, tendo feito isso, todos os arquivos serão gerados e já poderão ser chamados pelo projeto WEB em qual foi criado, lembrando que o projeto WEB que irá usar essas arquivos deverá ter em seu Buildpath a biblioteca do banco de dados SQLite. Para obter esse jar do SQLite, basta clicar aqui
    Com o tempo vou aprimorar essa ferramenta para receber outros tipos de dados, como arquivos e etc...
Abraços!
  
Douglas C. Pinheiro
Email: dougcpinheiro@yahoo.com